Pular para o conteúdo principal

Dois cappuccinos, por favor


   É um daqueles cafés charmosos, não muito arrumados, não muito comuns. O lugar é bem agradável e o cappuccino é delicioso. Está calor lá fora, eu sei. Mas é que ele realmente é muito bom. Pois bem. Estou sentada com um cara que conheci há pouco mais de uma hora, amigo de um colega meu. Ele disse que ia nos apresentar, marcou o lugar, a hora e voilà! Prático assim. Ele é interessante. Bonitinho, nenhum galã. Parece ser mais ou menos certinho. Nem o amor da minha vida, nem o cara dos meus sonhos, nem uma paixão avassaladora. Ainda bem, não estou com cabeça - nem coração - para essas coisas no momento. Podemos nos divertir juntos. Ele tem um papo legal, pelo menos nessa conversa de uma hora.
   "Então, me fale um pouco mais de você", ele diz. Oh-oh, terreno difícil. Ele tem um sorriso encantador no rosto, e me incentiva a continuar. "Tenho 19 anos, uma irmã mais nova e pais superprotetores", eu digo. Essa parte é fácil de falar. "Não tenho certeza se estou no curso certo. Já quis viver de arte, e desisti antes de me arriscar. Doeu bastante", minha voz é baixa, como que admitindo um certo fracasso. "Esperava demais de mim mesma. Hoje tento não esperar mais nada. Posso não ir tão longe, mas me decepciono menos". Ele sorri com compreensão. Não faça isso, agora eu vou tagarelar. 
   "Já me apaixonei, mas só uma vez. Não deu certo, nunca dá. E eu sou meio boba e continuo tentando", eu mesma rio. "Choro muito fácil. Dou gargalhadas estranhas. Como feito louca, e tenho uma dificuldade enorme para engordar". Isso faz com que ele ria, então continuo. "Mudo de assunto muito fácil, difícil é me fazer parar de falar. Amo conversar. Agora me fala um pouco de você".
   "Nossa, você abriu o coração. Assim, de primeira. Não sei fazer isso". Não sei se ele estava fazendo charminho ou se era mesmo simplório de emoções. Se aquilo fosse abrir o coração, apenas uma junção aleatória de períodos simples, que qualquer um veria em mim se tentasse me descobrir, então eu seria tão rasa quanto um espelho d'água. Escondo essa primeira decepção, sorrio de leve e digo, como quem não quer nada: o que você está pensando agora? Ele respira fundo, olha para os lados, olha novamente para mim, abaixa o olhar e enfim abre a boca. "Hum, estou pensando que esse cappuccino é muito bom, mas que você tem que provar a torta de limão. E também estou pensando que, pela primeira vez na vida, foi bom ter seguido um conselho do Caio (nosso amigo em comum), ao invés de nunca entrar por aquela porta. E estou na dúvida do que significa essa tatuagem".
   Eu olho para meu pulso e não consigo evitar soltar uma risada. Podia dizer que vou provar a torta de limão, podia dizer que também gostei de ter vindo, mas tenho que contar sobre a tatuagem. "Algumas das minhas amigas têm tatuagem, mas eu sempre disse que não teria coragem de fazer, que provavelmente enjoaria do desenho e que não queria vê-lo se enrugar. Mesmo assim, eu também dizia que, fora tudo isso, se um dia fosse fazer, faria isso. E aí elas perguntavam 'por quê?', e eu explicava que parece com uma interrogação, para representar a dúvida, a incerteza; parece com a metade de um coração, para representar o amor, que ao mesmo tempo não está completo, porque eu sou uma só, e metade; e parece com um pedaço do símbolo do infinito, para representar a eternidade, uma busca incessante, mas que, por não estar completa, tem seu fim. É uma explicação grande para uma tatuagem", eu digo, e ele pega meu pulso para observar melhor. "É uma ótima explicação. Mas você ainda não disse porque decidiu fazê-la". Olho bem para ele. Não é a minha parte favorita da história, digamos assim. "Eu não decidi. Fui a uma festa de um pessoal da faculdade de minha amiga, só que nesse dia eu meio que tinha acabado com um cara que estava saindo, então exagerei um pouco... E quando eu acordei, ela já estava no meu pulso". Ele solta uma gargalhada.
   "Sabe, você é meio doida". Não tomo como ofensa. Ele está com o sorriso aberto. "Acho isso tão legal! Quer dizer, primeiro você é a menina poética e filosófica na explicação do porque do desenho. E depois... você surge com uma história de tatuagem pós-ressaca...", a voz dele fica mais baixa, e ele não diz mais nada, só fica me olhando, a mão ainda segurando meu pulso, mesmo que não observe mais o desenho de interrogação/coração/infinito. Mantenho-me observando-o, até que percebo que estou corando, e abaixo meu rosto com um sorriso de canto de boca. É um daqueles silêncios. Um silêncio mágico, não constrangedor. Não sei quanto tempo ficamos assim, ou se a garçonete demorou muito tempo ao nosso lado até que nós percebêssemos e pegássemos a conta que ela estendia. Também não sei como de repente o relógio andara tão rápido e, quando percebi, me assustei. Olho para ele, realmente desejando não ter que dizer aquelas palavras, mas tenho que fazer isso.
   "Ahn, eu tenho que ir... Tem uma palestra em quinze minutos". Espero que meu rosto consiga expressar o pedido de desculpas e a minha vontade de continuar lá. Pela expressão dele, acho que entende. Anoto o número do meu celular em um guardanapo, entrego-o e saio correndo, depois de me despedir apressadamente com dois beijinhos. Ele ainda não falou nada, e faz duas semanas. Continuo esperando, feito boba, pela saída que ele sugeriu, mas que ainda não aconteceu, e provavelmente não acontecerá mais. Continuo esperando que ele mande uma mensagem, que a gente converse, porque, sim, eu sei que foi pouco tempo, mas a conversa foi tão boa... E quando acontece alguma coisa, tenho vontade de acrescentar à descrição da minha vida e contar a ele. Talvez ele tenha perdido o guardanapo, mas eu sei que esse não é o problema. Se estivesse mesmo interessado - ou melhor, se estivesse interessado o suficiente - ele teria como pegar meu número. Talvez ele até já esteja com outra menina em um café charmoso, um cinema, uma praia ou sei lá o quê. Não dá para saber, a não ser que ele decida reaparecer das cinzas - e eu não vou perguntar ao meu amigo, não vou procurar nas redes sociais, só vou deixar o tempo - e dizer algo. Coisa que provavelmente também não vai acontecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor-passarinho

O amor precisa ser livre. Se não for, simplesmente não será amor. O amor precisa ser livre como passarinho. Precisa poder voar. Precisa ter a liberdade de construir outro ninho. O amor precisa ficar porque quer estar. Não adianta muito ficar apenas porque as asas cortadas já não conseguem voar.  O amor precisa ser livre - no início, no meio e no final - para que continue sendo amor, não posse. Precisa ser livre para poder se transformar, sem se prender em amarras. Só o amor livre consegue se transmutar em outras formas de gostar. O amor precisa ser livre, ainda que seja para voarmos para longe dele. É preciso perceber a hora de pousar, mas também a de ir embora. O amor livre é aquele que se alegra com os grandes voos do outro, mesmo que os ventos levem para outros caminhos. Gosto da metáfora do amor-passarinho: dos voos, dos ninhos, da beleza de poder ir, da sinceridade do querer ficar, da independência de conseguir planar sozinho.  Meu amor-passarinho vive d

Bicicleta ou casamento?

    Eu sou indecisão. Sinto muito se não foi assim que você planejou, mas eu simplesmente não planejei. Tudo bem, até que planejei, mas aí achei que o primeiro plano estava ruim, parti para o segundo, e devo ter chegado até o Plano Z, mas, bem, não deu muito certo. Então digamos que não foi planejado e pronto.    Eu tive que pedir opinião a trocentas amigas para me ajudarem a escolher entre o meu vestido preto, soltinho e costas nuas, ou aquele branco tubinho, quando você me convidou para o primeiro jantar com a sua família. E lembra o que eu acabei usando? Isso mesmo, aquela minha saia longa azul com uma blusa bege.    Eu não sabia se aceitava o sorvete de chocolate ou o picolé de amendoim naquele nosso primeiro encontro, e acabei tomando os dois. Eu não sabia se devia te dar a mão ou segurar o catavento que você comprou para mim, e então você mesmo puxou minha mão, com catavento, com suor frio de ansiedade e com uma gota do picolé que estava escorrendo porque eu não tinha

Eu voltarei a escrever

Soube hoje pela manhã que ontem foi dia do escritor. E precisava escrever e, principalmente, precisava vir aqui falar isso, depois desse jejum antiestratégico de alguns meses. Eu não sou uma escritora profissional – não vivo disso e nunca tive qualquer lucro com a escrita – mas emocional. Eu escrevo quando algo me desperta emoções, quando eu quero despertar emoções. E eu parei de escrever porque as emoções que eu podia catalisar – no meio de tanta dor e desespero, no auge da segunda onda da pandemia – não eram boas. Não quero ser um roteador de angústias e sentimentos ruins. A vida tem sido esquisita há um bom tempo: isolada do mundo, das pessoas queridas, dos grandes e bons momentos. Nada acontece aqui dentro. Lá fora, o mundo parece querer acabar. Me divido entre o tédio de não ter o que contar e o medo de assistir, de longe, o que pode acontecer. Parei de escrever. Mas escrever também tem sido a minha válvula de escape há anos. Eu escrevo sobre despedidas, partidas, dores, amores,