Pular para o conteúdo principal

Te levo comigo



   Guardo uma foto nossa na carteira. Aquela que tiramos na cabine do shopping, que não percebemos o momento exato que iria disparar e saímos despreparados, rindo, olhando um para o outro, naturais, do jeitinho que a gente era mesmo.
   No início, não tive coragem de tirar da carteira. Queria ter um pedaço de você guardado, ainda que você não estivesse mais comigo. Morria de saudades e queria me agarrar a qualquer coisa que pudesse me lembrar de nós. Foi uma fase estranha e meio desesperadora, mas necessária. Precisei passar por ela para aprender que até as piores sensações passam, e para também aprender a não deixar que coisas menores me desesperem. 
   Depois, acabei esquecendo. A foto foi ficando lá, virada de costas, para não estragar. E quando eu abria a carteira, não via. Ela existia sem que eu me desse conta. O tempo foi passando. O coração foi sarando. Fui me distraindo, me ocupando. Fui te ressignificando. Naquele momento, talvez não houvesse tanto sentido em a foto estar ali. Mas eu não pensava muito sobre isso, porque por um tempo, tinha realmente esquecido.
   Um dia, depois de mais umas pequenas histórias vividas, depois de algumas conversas, depois de momentos bons e ruins, fui procurar um remédio de dor de cabeça. E lá estava a nossa fotinha: felizes, espontâneos, vivendo o agora, sem medo do futuro. E eu me peguei sorrindo para o nosso passado. Que sorte a nossa ter vivido tudo isso. Que sorte a minha ter dividido alguns dos momentos mais lindos com alguém tão especial.
   Levo sua foto comigo, mas agora por outro motivo. Quero ter sempre um lembrete do tanto de felicidade possível. Do quanto tudo pode ser simples, bom e lindo. Quero garantir que sempre lembrarei o quanto é incrível a sensação de gostar de alguém, saber que esse alguém gosta de volta e que faria muito pela felicidade do outro. Te levo comigo pra me lembrar de mim: o quanto eu fui feliz com você, e o quanto mereço continuar a ser. Entre tantas coisas que aprendemos juntos, talvez essa seja uma das mais importantes: a gente é legal demais com os outros pra se contentar com pouco. 
   Ainda te levo comigo: na carteira, na memória, no coração, e agora também como padrão. Obrigada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor-passarinho

O amor precisa ser livre. Se não for, simplesmente não será amor. O amor precisa ser livre como passarinho. Precisa poder voar. Precisa ter a liberdade de construir outro ninho. O amor precisa ficar porque quer estar. Não adianta muito ficar apenas porque as asas cortadas já não conseguem voar.  O amor precisa ser livre - no início, no meio e no final - para que continue sendo amor, não posse. Precisa ser livre para poder se transformar, sem se prender em amarras. Só o amor livre consegue se transmutar em outras formas de gostar. O amor precisa ser livre, ainda que seja para voarmos para longe dele. É preciso perceber a hora de pousar, mas também a de ir embora. O amor livre é aquele que se alegra com os grandes voos do outro, mesmo que os ventos levem para outros caminhos. Gosto da metáfora do amor-passarinho: dos voos, dos ninhos, da beleza de poder ir, da sinceridade do querer ficar, da independência de conseguir planar sozinho.  Meu amor-passarinho vive d

Bicicleta ou casamento?

    Eu sou indecisão. Sinto muito se não foi assim que você planejou, mas eu simplesmente não planejei. Tudo bem, até que planejei, mas aí achei que o primeiro plano estava ruim, parti para o segundo, e devo ter chegado até o Plano Z, mas, bem, não deu muito certo. Então digamos que não foi planejado e pronto.    Eu tive que pedir opinião a trocentas amigas para me ajudarem a escolher entre o meu vestido preto, soltinho e costas nuas, ou aquele branco tubinho, quando você me convidou para o primeiro jantar com a sua família. E lembra o que eu acabei usando? Isso mesmo, aquela minha saia longa azul com uma blusa bege.    Eu não sabia se aceitava o sorvete de chocolate ou o picolé de amendoim naquele nosso primeiro encontro, e acabei tomando os dois. Eu não sabia se devia te dar a mão ou segurar o catavento que você comprou para mim, e então você mesmo puxou minha mão, com catavento, com suor frio de ansiedade e com uma gota do picolé que estava escorrendo porque eu não tinha

Eu voltarei a escrever

Soube hoje pela manhã que ontem foi dia do escritor. E precisava escrever e, principalmente, precisava vir aqui falar isso, depois desse jejum antiestratégico de alguns meses. Eu não sou uma escritora profissional – não vivo disso e nunca tive qualquer lucro com a escrita – mas emocional. Eu escrevo quando algo me desperta emoções, quando eu quero despertar emoções. E eu parei de escrever porque as emoções que eu podia catalisar – no meio de tanta dor e desespero, no auge da segunda onda da pandemia – não eram boas. Não quero ser um roteador de angústias e sentimentos ruins. A vida tem sido esquisita há um bom tempo: isolada do mundo, das pessoas queridas, dos grandes e bons momentos. Nada acontece aqui dentro. Lá fora, o mundo parece querer acabar. Me divido entre o tédio de não ter o que contar e o medo de assistir, de longe, o que pode acontecer. Parei de escrever. Mas escrever também tem sido a minha válvula de escape há anos. Eu escrevo sobre despedidas, partidas, dores, amores,