Pular para o conteúdo principal

É hora de dar tchau



Quando eu tinha um ano, Teletubbies começou a ser exibido no Brasil. Eu amava. Ficava no sofá assistindo e, quando o solzinho aparecia e dizia que era hora de dar tchau, me acabava de chorar. Eu chorava tanto, que meus pais criaram uma nova estratégia: compraram fitas cassete e iam gravando os episódios enquanto passavam. Quando o solzinho aparecia e eu já ia começar a chorar, tudo começava de novo. E isso se repetia por vários dias.
Talvez por isso eu não tenha aprendido a dar tchau. Para mim, as coisas pareciam que iam continuar, se ninguém se mexesse para mudar. Cresci e aprendi a lei da inércia. Parecia que tudo fazia sentido. Mas também existe o atrito. E as reações químicas. E a relatividade. E o tempo. É. O Tempo. Para quem já escrevi tantos textos. Com quem teimo em lutar. Sobre o que fico refletindo sem parar. O tempo é o maior anti-inércia que existe. Ele muda tudo. Independente de querer, fazer, tentar. É preciso muito esforço para, com a passagem do tempo, não mudar.
Quando alguma coisa parecia que ia acabar, quando alguém parecia que ia embora, quando alguma fase parecia que ia passar, eu voltava a ser a bebezinha de um ano. Despedidas nunca foram fáceis (já escrevi alguns textos sobre aeroportos, e quem me conhece sabe que é um dos lugares que mais me emociono). Saber que eu precisava dar tchau e ter consciência de que aquela era a minha oportunidade de fazer aquilo me deixava realmente angustiada. Ao mesmo tempo, não ter a chance de dizer adeus mexia comigo de um jeito que eu nem sabia explicar direito. É uma dessas grandes contradições. No fim das contas, acho que eu sempre quis mais: da vida, das experiências, dos lugares, das pessoas. Dar tchau nunca foi o meu forte.
Mas também, dessas outras grandes contradições da vida, eu sempre fui a doida dos pontos finais. Gosto da sensação dos finais de ciclos. Ou às vezes nem gosto, mas eles me aliviam. Não saber se algo já acabou ou não me parece tão pior do que lidar com fins e recomeços, justamente porque a sensação de estar no limbo me aterroriza. Gosto de saber onde estou pisando - ainda que seja ruim ou difícil, é sempre mais fácil quando estamos preparados, quando temos a real noção da situação. E é por isso que, mesmo não sabendo dar tchau, gosto de pontos finais.
Ou talvez, reflito, não seja por isso. Talvez eu busque pontos finais justamente porque não sei a hora de dar tchau (ou não aceito, quando já sei). E aí, coloco no outro, ou na situação, ou no lugar, a responsabilidade por me dar o ponto final que eu não consegui, sozinha, colocar. Meus pontos voluntários são, no máximo, de parágrafo. Muitas vezes implicam orações condicionais ou se aglomeram em reticências. Talvez seja essa minha mania de eternidade, evidente desde a minha fase de Teletubbies. 
Pelo motivo que for, buscando ou não, os pontos finais acontecem. Ou acontecem finais sem pontos. Um dia, saímos para brincar com os nossos melhores amigos de infância pela última vez - e ninguém sabia que era a última. Li essa frase outro dia, e senti a dor de quem, apesar de não saber dar tchau, se sente injustiçada quando não recebe um. Aprendi a apreciar, de um jeito meio torto e confuso, quem torna despedidas mais leves: quem pontua que elas precisam acontecer, mas destaca o lado bom dos recomeços. Talvez eu nem seja tão fã de pontos finais, afinal. Talvez eu só goste mesmo é da beleza de começar a escrever novas páginas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor-passarinho

O amor precisa ser livre. Se não for, simplesmente não será amor. O amor precisa ser livre como passarinho. Precisa poder voar. Precisa ter a liberdade de construir outro ninho. O amor precisa ficar porque quer estar. Não adianta muito ficar apenas porque as asas cortadas já não conseguem voar.  O amor precisa ser livre - no início, no meio e no final - para que continue sendo amor, não posse. Precisa ser livre para poder se transformar, sem se prender em amarras. Só o amor livre consegue se transmutar em outras formas de gostar. O amor precisa ser livre, ainda que seja para voarmos para longe dele. É preciso perceber a hora de pousar, mas também a de ir embora. O amor livre é aquele que se alegra com os grandes voos do outro, mesmo que os ventos levem para outros caminhos. Gosto da metáfora do amor-passarinho: dos voos, dos ninhos, da beleza de poder ir, da sinceridade do querer ficar, da independência de conseguir planar sozinho.  Meu amor-passarinho vive d

Bicicleta ou casamento?

    Eu sou indecisão. Sinto muito se não foi assim que você planejou, mas eu simplesmente não planejei. Tudo bem, até que planejei, mas aí achei que o primeiro plano estava ruim, parti para o segundo, e devo ter chegado até o Plano Z, mas, bem, não deu muito certo. Então digamos que não foi planejado e pronto.    Eu tive que pedir opinião a trocentas amigas para me ajudarem a escolher entre o meu vestido preto, soltinho e costas nuas, ou aquele branco tubinho, quando você me convidou para o primeiro jantar com a sua família. E lembra o que eu acabei usando? Isso mesmo, aquela minha saia longa azul com uma blusa bege.    Eu não sabia se aceitava o sorvete de chocolate ou o picolé de amendoim naquele nosso primeiro encontro, e acabei tomando os dois. Eu não sabia se devia te dar a mão ou segurar o catavento que você comprou para mim, e então você mesmo puxou minha mão, com catavento, com suor frio de ansiedade e com uma gota do picolé que estava escorrendo porque eu não tinha

Eu voltarei a escrever

Soube hoje pela manhã que ontem foi dia do escritor. E precisava escrever e, principalmente, precisava vir aqui falar isso, depois desse jejum antiestratégico de alguns meses. Eu não sou uma escritora profissional – não vivo disso e nunca tive qualquer lucro com a escrita – mas emocional. Eu escrevo quando algo me desperta emoções, quando eu quero despertar emoções. E eu parei de escrever porque as emoções que eu podia catalisar – no meio de tanta dor e desespero, no auge da segunda onda da pandemia – não eram boas. Não quero ser um roteador de angústias e sentimentos ruins. A vida tem sido esquisita há um bom tempo: isolada do mundo, das pessoas queridas, dos grandes e bons momentos. Nada acontece aqui dentro. Lá fora, o mundo parece querer acabar. Me divido entre o tédio de não ter o que contar e o medo de assistir, de longe, o que pode acontecer. Parei de escrever. Mas escrever também tem sido a minha válvula de escape há anos. Eu escrevo sobre despedidas, partidas, dores, amores,