Pular para o conteúdo principal

Encontros e despedidas


   Ela estava voltando de uma viagem à Tailândia. Muitas horas de voo, uma mala pesada, a roupa amassada. E um rosto tão contente que ninguém imaginaria que ela estivesse tão cansada. Planejou essa viagem um pouco em cima da hora: tinha só o tempo necessário para conseguir organizar a parte burocrática e, então, entrar num avião e decolar rumo ao desconhecido. Foi sozinha. Tinha aprendido a gostar tanto da própria companhia, que já não se importava em passar horas calada. Era bom para refletir, para sentir, para se conectar. Assim que chegasse em casa, já ia começar a juntar dinheiro para seu próximo destino.
   Combinou com o pai de buscá-la no aeroporto. Enquanto ele não chegava, ela comprou algo para comer, sentou e tentou começar a responder as mensagens no celular. A internet estava lenta, e nada de carregar. Ela levantou o rosto, como se pedisse um sinal divino do céu. E, melhor que isso, ali, na luz que emanava do exterior, pelas portas de entrada, ela viu um rosto conhecido – e perdido. Meu Deus, tinha tanto tempo que não via, que até duvidou do que estaria enxergando.
   Ele não viu logo. Não reparou que ela acenou animada. Estava concentrado em se despedir de quem o havia trazido, pegar a pequena mala, a mochila e a capa do notebook. Quando fez tudo isso, seguiu na direção do balcão de check-in que já tanto conhecia. Ela pensou em deixar passar. Estava cansada, sem dormir direito, e provavelmente ostentava olheiras e um cabelo extremamente bagunçado. Ela pensou em não fazer nada, mas lembrou de si mesma, oito anos antes. Lembrou o quanto aquela versão mais nova ansiou por aquele encontro. Lembrou o quanto aquela versão de si mesma ficaria decepcionada por saber que, depois de oito anos, ela teria uma chance de falar, abraçar, saber das coisas, mas deixou passar. E ela não quis decepcionar aquela menina esperançosa.
   Ela levantou. Pegou a mala num rompante e, juntando as energias que lhe sobraram da viagem, começou a andar rápido. “Ei!”, chamou. Ele não ouviu. Talvez ela estivesse meio que sem coragem para chamar por seu nome. Talvez. Mas aí ela chamou pelo apelido. Assim, só uma sílaba. Era rápido como arrancar um band-aid, e não tinha como voltar atrás. Ele se virou, procurou alguém conhecido e, quando pousou os olhos nela, abriu um sorriso. Os dois se olharam por um tempo, meio perdidos. Ele, sem perceber, deixou que algumas pessoas passassem em sua frente em direção ao balcão do check-in. Depois, desistiu da fila e foi, finalmente, falar com ela.
   “Oi”, os dois disseram, em coro. Não sabiam direito como agir. Ela se lançou para um abraço desajeitado, mas que não deixava de ser reconfortante. Disse o “que bom te ver”, que tinha ensaiado desde adolescente para o caso de, quem sabe, ele aparecer. Ele parecia meio incrédulo de encontrá-la ali. Mas também parecia feliz. “Como você está?”, ele perguntou, animado. Ela não sabia por onde começar. Havia tanta coisa para contar... Acabou dizendo isso, ao que ele sorriu, lembrando o jeito típico dela: diferente de tudo, e difícil de esquecer.
   Ele olhou o relógio. Ainda faltavam duas horas para embarcar. Sugeriu que sentassem em algum lugar para conversar. E que, se ela não sabia por onde começar, que começasse do começo. Ela gostava de falar, e falou da faculdade, da formatura, do concurso, do primeiro carro. Falou das viagens, das aventuras, das culturas. Falou dos sonhos, dos projetos, dos romances acabados e das histórias que renderam. Ele olhava e, simplesmente, sorria. Ela, tão diferente, tão cheia de novas ideias e contos e crônicas e confusões. Ela, tão igual, falando com as mãos e os olhos, sorrindo enquanto contava e dedicando toda sua atenção aos detalhes de cada situação.
   Ele também havia mudado: mais compenetrado, talvez mais responsável, mais arrumadinho. Ainda assim, aqueles oito anos não transformaram o jeito de falar: a conversa continuava a encaixar, os dentes continuavam a compor um sorriso perfeito, e as piadinhas não tinham, de forma alguma, desaparecido. Ele contou do emprego, da mudança para outra cidade, da tentativa fracassada de morar junto com a antiga namorada.
   Enquanto cada um contava de suas vidas, aquela sensação de que estavam sendo estranhos na vida do outro foi sumindo. Era como se, com aquelas palavras – e com aqueles sorrisos – sempre tivessem estado ali. Era como se aqueles oito anos não tivessem passado. Era como se eles nunca tivessem acabado.
   Ele se lembrou do quanto gostava de conversar com ela. Ela lembrou que, com ele, as conversas eram sempre as melhores. Ele se lembrou do quanto era bom vê-la gargalhar. Ela se lembrou do quanto as brincadeiras dele eram engraçadas. No meio de tantas coisas e de vidas tão diferentes, não dava para eles voltarem a ser um casal. Mas eles eram, sem dúvida, um belo par.
   O pai dela avisou que estava chegando. Ela não sabia como aproveitar aqueles últimos minutos da conversa. Pediu desculpas à sua eu do passado por já estarem acabando. Ela sorriu, deu dois beijinhos no rosto e disse que tinha adorado reencontrá-lo, e que tinha sido muito bom conversar. Ele sorriu de volta, e disse que “deviam fazer isso mais vezes”. Talvez ela não tenha ouvido direito, então, ele tirou um cartão e a entregou. “Tem meu celular”. Ela não sabia se ia mesmo conversar por lá. “Se você não falar, espero pelo menos te encontrar nos aeroportos da vida”.
   Ela lhe deu mais um abraço. Um daqueles abraços de aeroporto. Não sabia se era reencontro ou despedida. Ela só sabia que, de repente, era, novamente, aquela garotinha esperançosa de oito anos atrás.


Esse texto foi baseado na música Encontros e Despedidas, que você pode ouvir clicando no vídeo abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor-passarinho

O amor precisa ser livre. Se não for, simplesmente não será amor. O amor precisa ser livre como passarinho. Precisa poder voar. Precisa ter a liberdade de construir outro ninho. O amor precisa ficar porque quer estar. Não adianta muito ficar apenas porque as asas cortadas já não conseguem voar.  O amor precisa ser livre - no início, no meio e no final - para que continue sendo amor, não posse. Precisa ser livre para poder se transformar, sem se prender em amarras. Só o amor livre consegue se transmutar em outras formas de gostar. O amor precisa ser livre, ainda que seja para voarmos para longe dele. É preciso perceber a hora de pousar, mas também a de ir embora. O amor livre é aquele que se alegra com os grandes voos do outro, mesmo que os ventos levem para outros caminhos. Gosto da metáfora do amor-passarinho: dos voos, dos ninhos, da beleza de poder ir, da sinceridade do querer ficar, da independência de conseguir planar sozinho.  Meu amor-passarinho vive d

Bicicleta ou casamento?

    Eu sou indecisão. Sinto muito se não foi assim que você planejou, mas eu simplesmente não planejei. Tudo bem, até que planejei, mas aí achei que o primeiro plano estava ruim, parti para o segundo, e devo ter chegado até o Plano Z, mas, bem, não deu muito certo. Então digamos que não foi planejado e pronto.    Eu tive que pedir opinião a trocentas amigas para me ajudarem a escolher entre o meu vestido preto, soltinho e costas nuas, ou aquele branco tubinho, quando você me convidou para o primeiro jantar com a sua família. E lembra o que eu acabei usando? Isso mesmo, aquela minha saia longa azul com uma blusa bege.    Eu não sabia se aceitava o sorvete de chocolate ou o picolé de amendoim naquele nosso primeiro encontro, e acabei tomando os dois. Eu não sabia se devia te dar a mão ou segurar o catavento que você comprou para mim, e então você mesmo puxou minha mão, com catavento, com suor frio de ansiedade e com uma gota do picolé que estava escorrendo porque eu não tinha

Eu voltarei a escrever

Soube hoje pela manhã que ontem foi dia do escritor. E precisava escrever e, principalmente, precisava vir aqui falar isso, depois desse jejum antiestratégico de alguns meses. Eu não sou uma escritora profissional – não vivo disso e nunca tive qualquer lucro com a escrita – mas emocional. Eu escrevo quando algo me desperta emoções, quando eu quero despertar emoções. E eu parei de escrever porque as emoções que eu podia catalisar – no meio de tanta dor e desespero, no auge da segunda onda da pandemia – não eram boas. Não quero ser um roteador de angústias e sentimentos ruins. A vida tem sido esquisita há um bom tempo: isolada do mundo, das pessoas queridas, dos grandes e bons momentos. Nada acontece aqui dentro. Lá fora, o mundo parece querer acabar. Me divido entre o tédio de não ter o que contar e o medo de assistir, de longe, o que pode acontecer. Parei de escrever. Mas escrever também tem sido a minha válvula de escape há anos. Eu escrevo sobre despedidas, partidas, dores, amores,