Pular para o conteúdo principal

Qual seria a sua mensagem não enviada?


   Há alguns meses eu me deparei com um projeto incrível de uma artista americana: The Unsent Project, de Röra Blue. A ideia é mandar anonimamente, para o projeto, aquela mensagem que você acabou não mandando para o seu primeiro amor. 
   É claro que eu me perdi no arquivo do site, que hoje conta com mais de 34.000 mensagens, cada uma com o nome do destinatário e a cor que aquela relação representou. Eu fiquei tão encantada com a história, com os sentimentos e com a ideia, que enviei um e-mail para Röra, elogiando o projeto e pedindo autorização para escrever histórias baseadas nas mensagens. Ela foi extremamente fofa, e foi assim que escrevi Espero que ela use o mesmo perfume que eu.
   Há alguns dias, olhando entre as milhares de novas mensagens, me deparei com essa e tive vontade de, novamente, escrever um texto sobre elas. 
   "Amar você foi a última coisa em que eu me senti realmente boa". Eu não sei por que essa, em especial, me deixou tão pensativa. Talvez seja aquela coisa meio fúnebre do amor que acaba e leva toda a graça e beleza embora. Talvez seja a triste história do amor que vai embora e deixa a outra parte, ainda amando, completamente despedaçada. Talvez, seja porque eu tento, ainda no pior dos momentos, enxergar algo de bom - e pensar que somos algo bom - no mundo. O amor pode ser magnífico, mas ele não é a única coisa nas nossas vidas. Nós já éramos alguém antes dele, e temos de continuar sendo. Alguém com qualidades e defeitos, com momentos bons e outros nem tanto, mas alguém que, pelo menos, é bom em continuar tentando.
   Então, eu parei para pensar sobre toda a ideia do projeto: por que não enviamos nossas mensagens? Por que seguramos as coisas que queríamos tanto dizer, para alguém que foi tão importante? Por que mantemos em segredo nossos sentimentos mais profundos, por que deixamos que lembranças consumam nossas cabeças e simplesmente não clicamos no botão de enviar, ou abrimos nossas bocas e falamos tudo que estava preso na garganta?
   Falando por mim, talvez isso seja causado pela timidez. Entretanto, mesmo com toda essa timidez, eu tomei coragem e falei tudo que sentia que precisava falar (e escrevi sobre isso em Sempre foi sobre mim). E por que, quando o caso não é timidez, ainda assim, as pessoas não dizem o que querem? Pode ser pelo medo do que o outro vá achar, mas, sinceramente, você só vai saber se falar. Pode ser porque aquela história já passou há muito tempo. Nesse caso, vale uma reflexão: se o passado sempre volta à tona, será que a história já passou mesmo? Talvez seja preciso falar o que te angustia e se livrar dos fantasmas para conseguir seguir em frente. Às vezes, por qualquer motivo, você não tem mais o contato daquela pessoa que te marcou como primeiro amor. 
   Em todos esses casos, eu te desafio: fala o que sente, não mente, não guarda, não reprime. Vai com o coração aberto, sem esperar nada em troca, vai por você - pelo prazer de dizer o que segurou por tanto tempo. E se não conseguir ou não der para enviar? Manda pra Röra (aqui), manda pra mim (se quiser que vire texto, manda por aqui), só não deixa isso preso assim!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor-passarinho

O amor precisa ser livre. Se não for, simplesmente não será amor. O amor precisa ser livre como passarinho. Precisa poder voar. Precisa ter a liberdade de construir outro ninho. O amor precisa ficar porque quer estar. Não adianta muito ficar apenas porque as asas cortadas já não conseguem voar.  O amor precisa ser livre - no início, no meio e no final - para que continue sendo amor, não posse. Precisa ser livre para poder se transformar, sem se prender em amarras. Só o amor livre consegue se transmutar em outras formas de gostar. O amor precisa ser livre, ainda que seja para voarmos para longe dele. É preciso perceber a hora de pousar, mas também a de ir embora. O amor livre é aquele que se alegra com os grandes voos do outro, mesmo que os ventos levem para outros caminhos. Gosto da metáfora do amor-passarinho: dos voos, dos ninhos, da beleza de poder ir, da sinceridade do querer ficar, da independência de conseguir planar sozinho.  Meu amor-passarinho vive d

Bicicleta ou casamento?

    Eu sou indecisão. Sinto muito se não foi assim que você planejou, mas eu simplesmente não planejei. Tudo bem, até que planejei, mas aí achei que o primeiro plano estava ruim, parti para o segundo, e devo ter chegado até o Plano Z, mas, bem, não deu muito certo. Então digamos que não foi planejado e pronto.    Eu tive que pedir opinião a trocentas amigas para me ajudarem a escolher entre o meu vestido preto, soltinho e costas nuas, ou aquele branco tubinho, quando você me convidou para o primeiro jantar com a sua família. E lembra o que eu acabei usando? Isso mesmo, aquela minha saia longa azul com uma blusa bege.    Eu não sabia se aceitava o sorvete de chocolate ou o picolé de amendoim naquele nosso primeiro encontro, e acabei tomando os dois. Eu não sabia se devia te dar a mão ou segurar o catavento que você comprou para mim, e então você mesmo puxou minha mão, com catavento, com suor frio de ansiedade e com uma gota do picolé que estava escorrendo porque eu não tinha

Eu voltarei a escrever

Soube hoje pela manhã que ontem foi dia do escritor. E precisava escrever e, principalmente, precisava vir aqui falar isso, depois desse jejum antiestratégico de alguns meses. Eu não sou uma escritora profissional – não vivo disso e nunca tive qualquer lucro com a escrita – mas emocional. Eu escrevo quando algo me desperta emoções, quando eu quero despertar emoções. E eu parei de escrever porque as emoções que eu podia catalisar – no meio de tanta dor e desespero, no auge da segunda onda da pandemia – não eram boas. Não quero ser um roteador de angústias e sentimentos ruins. A vida tem sido esquisita há um bom tempo: isolada do mundo, das pessoas queridas, dos grandes e bons momentos. Nada acontece aqui dentro. Lá fora, o mundo parece querer acabar. Me divido entre o tédio de não ter o que contar e o medo de assistir, de longe, o que pode acontecer. Parei de escrever. Mas escrever também tem sido a minha válvula de escape há anos. Eu escrevo sobre despedidas, partidas, dores, amores,