Pular para o conteúdo principal

E se existisse mesmo essa coisa chamada Destino?



   E se todo o sofrimento que passamos realmente foi para nos ensinar algo ou nos preparar para receber uma felicidade futura? E se pessoas passam em nossas vidas realmente por um motivo? E se elas falam coisas porque nós precisamos, por alguma razão desconhecida, ouvir essas coisas?
   Esse é mais um daqueles textos que escrevo depois que assisto a coisas interessantes e elas me provocam grandes reflexões. Atenção: isso não é uma resenha.
   Assisti à série Master of None na última semana, e tive uma grata surpresa. Não saberia definir exatamente do que ela trata, mas o protagonista é um cara legal, filho de indianos, mas nascido nos Estados Unidos. Usando dos estereótipos, o grupo de amigos dele é bem variado: Arnold, bem alto e acima do peso; Brian, asiático; e Denise, mulher lésbica. Deu para perceber que fala de minorias? Já ganhou pontos por isso. Não é uma série sobre uma grande história: é uma série sobre um cara comum, com dilemas cotidianos, um humor leve e inteligente e reflexões que valem à pena ser feitas. Eu espero que, até aqui, já tenha te despertado a vontade de também assistir. Se sim, vai lá, assiste, depois volta para refletir comigo. Se não, pula direto para a tal reflexão, mas aviso que contém spoilers.

Pois então. 
   A série começa com Dev (o protagonista) e Rachel (uma moça que ele acabou de conhecer) tendo que comprar uma pílula do dia seguinte. Fica uma situação chata, eles até combinam de manter contato, mas não seguem adiante no combinado. Tempos depois, se esbarram num show. Eles conversam casualmente, ela oferece convite para um after e, depois de conversas animadas, ele acha que é o momento perfeito para beijá-la. Mas, oh-oh, ela está tentando se acertar com o ex-namorado.    Mais um hiato nesse quase-romance, até que ela avise que a tentativa de se acertar não deu certo e que ele pode, sim, chamá-la para sair. O primeiro encontro já começa com uma viagem de fim de semana, e daí para eles estarem num relacionamento sério e Rachel se mudar para o apartamento de Dev, é um pulo. Sim, eu contei boa parte da história aqui, mas, veja bem, eu avisei que havia spoilers. 
   Quando se muda, Rachel leva de presente uma máquina de fazer massas, para que Dev, apaixonado por elas, possa ele mesmo fazê-las. Essa máquina fica esquecida por um tempo, até que, durante uma viagem de Rachel, ele decida testá-la. Toda a história que eu contei até aqui não foi sobre o casal, mas sobre essa máquina. Acontece que, depois de um momento de incertezas, eles brigam e passam alguns dias separados. Quando aparece para conversar, Rachel já dá uma notícia bombástica: decidiu correr atrás de um sonho antigo e vai se mudar para o Japão. Se você chegou até aqui e está com alguma vontade de assistir, por favor, não continue. Eu não quero estragar uma das melhores ideias da série. Continuemos. 
   Dev aparece arrumando as malas e comprando passagens, e eu jurava que estaria diante de um final clichê em que ele vai até o outro lado do mundo atrás da pessoa amada, mas sabe o que aconteceu? Dev foi para a Itália, para aprender a fazer massas. Sim, eu acabei de contar o final da primeira temporada. É que eu fiquei tão encantada com a falta do clichê romântico, com a liberdade e com a filosofia de vida que encontrei nessa decisão, que precisava compartilhá-la aqui. 
   Talvez agora o título comece a fazer sentido. Sim, eu acredito que nós somos livres para escolher o que vamos fazer das nossas vidas e que colhemos o resultado do que plantamos. Definitivamente, não acho que nossas vidas sejam um roteiro divino predeterminado e impassível de modificações. Mas e se algumas coisas pontuais e importantes acontecem por algum motivo? E se Dev apareceu na vida de Rachel para que ela repensasse o fato de estar deixando de lado seu sonho do Japão? E se Rachel deu aquela máquina de fazer massas para que Dev descobrisse em si um novo talento e tomasse uma grande decisão?
   E se pessoas das nossas vidas passaram por elas não por acaso? Será que aquela pessoa que te despertou raiva em algum momento não foi, na verdade, um combustível para que você pudesse progredir? Será que alguém que apareceu e sumiu mais rápido do que você poderia acompanhar não foi importante para que você pudesse se acostumar com a mutabilidade da vida? Será que você não conheceu determinadas pessoas pela simples razão de tomar uma decisão?
   Talvez, eu cheguei à conclusão, a vida não seja um roteiro completamente escrito, mas um check-list de oportunidades de aprender. O mundo tem sete bilhões de pessoas aleatórias e diferentes circulando por aí. O que te faz conhecer e se aproximar do mundo particular que é cada uma delas? O que te aproxima de determinadas pessoas? O que te toca? Talvez seja o destino, que faz com que algumas delas marquem mais que outras. Talvez algumas coisas aconteçam mesmo por alguma razão e, quer saber? A gente nunca vai descobrir. 
   Eu só concluí que, talvez, um dia eu seja como a máquina de fazer massas para alguém, ou alguém seja como essa máquina para mim. Talvez, isso aconteça diversas vezes durante a vida, com pessoas diferentes alternando papeis mais diferentes ainda na vida das outras. É preciso reconhecer a importância dessas pessoas nas nossas vidas e, principalmente, agradecer. E se, ainda assim, você não acreditar em nenhum tipo de destino, por menos regulador que ele possa parecer? Agradece à sorte por, entre tantas pessoas no mundo, você se bater justamente com aquelas que tem a capacidade de mudar a sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor-passarinho

O amor precisa ser livre. Se não for, simplesmente não será amor. O amor precisa ser livre como passarinho. Precisa poder voar. Precisa ter a liberdade de construir outro ninho. O amor precisa ficar porque quer estar. Não adianta muito ficar apenas porque as asas cortadas já não conseguem voar.  O amor precisa ser livre - no início, no meio e no final - para que continue sendo amor, não posse. Precisa ser livre para poder se transformar, sem se prender em amarras. Só o amor livre consegue se transmutar em outras formas de gostar. O amor precisa ser livre, ainda que seja para voarmos para longe dele. É preciso perceber a hora de pousar, mas também a de ir embora. O amor livre é aquele que se alegra com os grandes voos do outro, mesmo que os ventos levem para outros caminhos. Gosto da metáfora do amor-passarinho: dos voos, dos ninhos, da beleza de poder ir, da sinceridade do querer ficar, da independência de conseguir planar sozinho.  Meu amor-passarinho vive d

Bicicleta ou casamento?

    Eu sou indecisão. Sinto muito se não foi assim que você planejou, mas eu simplesmente não planejei. Tudo bem, até que planejei, mas aí achei que o primeiro plano estava ruim, parti para o segundo, e devo ter chegado até o Plano Z, mas, bem, não deu muito certo. Então digamos que não foi planejado e pronto.    Eu tive que pedir opinião a trocentas amigas para me ajudarem a escolher entre o meu vestido preto, soltinho e costas nuas, ou aquele branco tubinho, quando você me convidou para o primeiro jantar com a sua família. E lembra o que eu acabei usando? Isso mesmo, aquela minha saia longa azul com uma blusa bege.    Eu não sabia se aceitava o sorvete de chocolate ou o picolé de amendoim naquele nosso primeiro encontro, e acabei tomando os dois. Eu não sabia se devia te dar a mão ou segurar o catavento que você comprou para mim, e então você mesmo puxou minha mão, com catavento, com suor frio de ansiedade e com uma gota do picolé que estava escorrendo porque eu não tinha

Eu voltarei a escrever

Soube hoje pela manhã que ontem foi dia do escritor. E precisava escrever e, principalmente, precisava vir aqui falar isso, depois desse jejum antiestratégico de alguns meses. Eu não sou uma escritora profissional – não vivo disso e nunca tive qualquer lucro com a escrita – mas emocional. Eu escrevo quando algo me desperta emoções, quando eu quero despertar emoções. E eu parei de escrever porque as emoções que eu podia catalisar – no meio de tanta dor e desespero, no auge da segunda onda da pandemia – não eram boas. Não quero ser um roteador de angústias e sentimentos ruins. A vida tem sido esquisita há um bom tempo: isolada do mundo, das pessoas queridas, dos grandes e bons momentos. Nada acontece aqui dentro. Lá fora, o mundo parece querer acabar. Me divido entre o tédio de não ter o que contar e o medo de assistir, de longe, o que pode acontecer. Parei de escrever. Mas escrever também tem sido a minha válvula de escape há anos. Eu escrevo sobre despedidas, partidas, dores, amores,