Pular para o conteúdo principal

Sobre um dos meus maiores amores e orgulhos


   Quem me conhece sabe o quanto eu mudei depois da abertura da Academia Vieirense de Letras e Artes. Quem me conhece sabe o quanto eu amo essa Academia, o quanto eu me orgulho de ter feito parte dessa transformação. Quem não me conhece talvez não tenha ideia do que estou falando, então vou explicar:
   Em 2014, quando estava no terceiro ano do Ensino Médio, fui chamada para reabrir a Academia de Letras do meu colégio. Eu não fazia ideia do que isso significava, assim como nenhum dos outros dezesseis loucos e sonhadores que entraram de cabeça nesse projeto. Reabrimos a Academia (você pode assistir ao primeiro vídeo) e ela cresceu de uma forma que seria impossível explicar aqui. Abarcamos diversas formas de artes, crescemos em número de membros, em quantidade de apresentações, em maturidade de emoções (você pode ver o segundo vídeo, com o primeiro sarau de 2016).
   Em 2015, um outro grupo se formou no meu colégio: o NEIMS, ou Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais. O que é o melhor disso? Foi uma iniciativa de alunos. Não é um projeto que professores passam e as pessoas fazem simplesmente porque vale ponto. As pessoas fazem porque elas amam, porque acham importante, porque é fundamental discutir, expor, transformar.
   Esses dois grupos de alunos, preocupados, apaixonados e inspirados, decidiram se unir e fazer um projeto sensacional: SobreVidas Severinas. Foi um mês de eventos, discussões, mesas de debate, exposições e saraus. Foi um mês de mobilização em prol da desconstrução de preconceitos, do incentivo ao ato de repensar e, principalmente, respeitar (você pode assistir o terceiro vídeo, com uma das ações que ocorreu no intervalo).
   Como universitária em semana de provas, eu não sabia que o sarau de encerramento aconteceria hoje. Foi por um acaso do destino que, no dia, horário e local, eu estava no colégio e pude assistir a tudo que aconteceu. Eu não só assisti: eu me arrepiei, me emocionei, chorei. Eu repensei, sofri, me orgulhei. Quando tudo acabou, eu estava tão emocionada e orgulhosa que não conseguia pensar direito.
   Eu não tenho como descrever aqui o que eu senti quando falaram dos privilégios de um menino branco. Não tenho como descrever os arrepios que senti por todo o meu corpo quando cantaram "A carne", de Elza Soares. Eu não tenho como explicar as lágrimas que brotaram nos meus olhos com a performance do Estupro dos Trinta e Três. 
   Eu não tenho como colocar em palavras o que eles fizeram hoje, não tenho como expressar tudo que eu senti: sim, e fiquei muito triste. Fiquei triste porque lidamos com pessoas que sofrem, pessoas que não deveriam passar por isso. Mas, acima de tudo, eu fiquei orgulhosa: fiquei extremamente orgulhosa, porque vi que o meu trabalho foi adiante, e ainda muito melhor. Fiquei feliz demais, porque eles me deram a esperança de um mundo melhor, em que as pessoas se preocupam com as outras. 
   Hoje eles fizeram história e, por favor, que ainda façam muito mais. Com todo o amor e a sinceridade do mundo e uma imensa gratidão, muito obrigada!!!

Você pode ver fotos das apresentações aqui: http://fotografiaavla.tumblr.com/
Essa é a página da Academia no site do colégio: http://www.colegioantoniovieira.com.br/grupos-e-associacoes/academia-vieirense-de-letras-e-artes/index.html
Vídeos:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor-passarinho

O amor precisa ser livre. Se não for, simplesmente não será amor. O amor precisa ser livre como passarinho. Precisa poder voar. Precisa ter a liberdade de construir outro ninho. O amor precisa ficar porque quer estar. Não adianta muito ficar apenas porque as asas cortadas já não conseguem voar.  O amor precisa ser livre - no início, no meio e no final - para que continue sendo amor, não posse. Precisa ser livre para poder se transformar, sem se prender em amarras. Só o amor livre consegue se transmutar em outras formas de gostar. O amor precisa ser livre, ainda que seja para voarmos para longe dele. É preciso perceber a hora de pousar, mas também a de ir embora. O amor livre é aquele que se alegra com os grandes voos do outro, mesmo que os ventos levem para outros caminhos. Gosto da metáfora do amor-passarinho: dos voos, dos ninhos, da beleza de poder ir, da sinceridade do querer ficar, da independência de conseguir planar sozinho.  Meu amor-passarinho vive d

Bicicleta ou casamento?

    Eu sou indecisão. Sinto muito se não foi assim que você planejou, mas eu simplesmente não planejei. Tudo bem, até que planejei, mas aí achei que o primeiro plano estava ruim, parti para o segundo, e devo ter chegado até o Plano Z, mas, bem, não deu muito certo. Então digamos que não foi planejado e pronto.    Eu tive que pedir opinião a trocentas amigas para me ajudarem a escolher entre o meu vestido preto, soltinho e costas nuas, ou aquele branco tubinho, quando você me convidou para o primeiro jantar com a sua família. E lembra o que eu acabei usando? Isso mesmo, aquela minha saia longa azul com uma blusa bege.    Eu não sabia se aceitava o sorvete de chocolate ou o picolé de amendoim naquele nosso primeiro encontro, e acabei tomando os dois. Eu não sabia se devia te dar a mão ou segurar o catavento que você comprou para mim, e então você mesmo puxou minha mão, com catavento, com suor frio de ansiedade e com uma gota do picolé que estava escorrendo porque eu não tinha

Eu voltarei a escrever

Soube hoje pela manhã que ontem foi dia do escritor. E precisava escrever e, principalmente, precisava vir aqui falar isso, depois desse jejum antiestratégico de alguns meses. Eu não sou uma escritora profissional – não vivo disso e nunca tive qualquer lucro com a escrita – mas emocional. Eu escrevo quando algo me desperta emoções, quando eu quero despertar emoções. E eu parei de escrever porque as emoções que eu podia catalisar – no meio de tanta dor e desespero, no auge da segunda onda da pandemia – não eram boas. Não quero ser um roteador de angústias e sentimentos ruins. A vida tem sido esquisita há um bom tempo: isolada do mundo, das pessoas queridas, dos grandes e bons momentos. Nada acontece aqui dentro. Lá fora, o mundo parece querer acabar. Me divido entre o tédio de não ter o que contar e o medo de assistir, de longe, o que pode acontecer. Parei de escrever. Mas escrever também tem sido a minha válvula de escape há anos. Eu escrevo sobre despedidas, partidas, dores, amores,