Pular para o conteúdo principal

Ele quer voltar


   Ah, agora ele quer voltar. Agora ele diz que não vive sem você, que não consegue mais dormir, que só quer saber de te ver. Agora ele diz que sentiu saudade, que tomou a atitude errada, que ele não teve coragem. Agora ele é o cara certo. Por quê? Ele veio com esse novo papo de responsabilidade. Mudou, amadureceu, entendeu como a vida funciona. Sério? Você vai mesmo dar crédito a essa conversa?
   Agora ele diz que vai ser diferente. Diz que você é prioridade, que vai te contar todas as novidades, que até o baba do domingo vai, finalmente, poder esperar. Agora ele diz que não vai demorar para responder no celular, promete todas as noites te ligar, e jura até que avisa quando for demorar. É que agora ele sabe o valor da sua atenção. Sim, ele usou isso nessa declaração. Passou meses com você e só agora foi descobrir? 
   Ele jura que nunca mais vai te trair. Ele trata isso como se fosse parte da negociação. Não tem nem explicação. Ele promete te apresentar aos pais, à tia que sempre pergunta quando ele vai levar uma namorada, ao primo garanhão, à prima que você tem certeza que ele já ficou milhões de vezes e, se for preciso, diz que te leva até para conhecer o túmulo da tia-avó. Talvez ele só tenha é medo de ficar só.
   Ele veio cheio de garantias. Pena que você já sabe que elas têm prazo de validade. Ele te promete um dia, e à noite você já não sabe nem se deveria falar. Você não tem ideia de como se comportar. Ele é tão instável, que você tem medo de perguntar. Você já sentiu medo de ele te largar. Se saísse com uma roupa muito curta. Se ele te visse conversando com alguém. Se soubesse que você contou da briga para sua melhor amiga. Ou, sei lá, qualquer coisa que se pudesse imaginar. Você teve medo do que ele pudesse pensar. E ele pensava demais. Só não pensava tanto em você, ou no que você gostaria de fazer, ou em como te surpreender, qualquer coisa assim. 
   E agora ele quer voltar. Quando você já superou traumas e mágoas, quando já conseguiu apagar as fotos do celular. Quando você já não sonha mais com ele, ele decide te ligar. Quando você já parou de implorar que ele respondesse suas mensagens, ele voltou a curtir as suas fotos. Ele mandou flores, e por isso espera a redenção. Ele comprou um chocolate em forma de coração. Parece que esqueceu que ignorou o seu por tanto tempo. Mas agora ele quer voltar, e apareceu na porta da sua casa sem avisar. Mandou só um "desce aqui, quero conversar". Ele não pediu para você descer, ele não quis saber se você também queria trocar qualquer palavra com ele. Ele diz que mudou, mas o que continua importando é apenas ele. E sim, é por isso que ele quer voltar.
   Ele não quer ficar sozinho. Ele não gosta de você. Ele gosta do jeito que as pessoas olham para ele quando você está do lado. Ele não liga para você. Ele gosta do prazer de ver você ligando desesperada e de deixar todas as suas ligações caírem na caixa. Ele não quer você. E você sabe disso. E, por favor, espero que você também já tenha percebido, você também não quer mais nada disso na sua vida.
   Você cansou de angústia, agonia e solidão. Você cansou de não saber o que estava acontecendo, de não saber quando podia falar, de não poder ligar. Você cansou de ser ignorada, chamada de louca, você cansou do mal que ele te fez. Você demorou para perceber tudo isso, é verdade. Mas, agora que percebeu, você não volta nem por caridade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor-passarinho

O amor precisa ser livre. Se não for, simplesmente não será amor. O amor precisa ser livre como passarinho. Precisa poder voar. Precisa ter a liberdade de construir outro ninho. O amor precisa ficar porque quer estar. Não adianta muito ficar apenas porque as asas cortadas já não conseguem voar.  O amor precisa ser livre - no início, no meio e no final - para que continue sendo amor, não posse. Precisa ser livre para poder se transformar, sem se prender em amarras. Só o amor livre consegue se transmutar em outras formas de gostar. O amor precisa ser livre, ainda que seja para voarmos para longe dele. É preciso perceber a hora de pousar, mas também a de ir embora. O amor livre é aquele que se alegra com os grandes voos do outro, mesmo que os ventos levem para outros caminhos. Gosto da metáfora do amor-passarinho: dos voos, dos ninhos, da beleza de poder ir, da sinceridade do querer ficar, da independência de conseguir planar sozinho.  Meu amor-passarinho vive d

Bicicleta ou casamento?

    Eu sou indecisão. Sinto muito se não foi assim que você planejou, mas eu simplesmente não planejei. Tudo bem, até que planejei, mas aí achei que o primeiro plano estava ruim, parti para o segundo, e devo ter chegado até o Plano Z, mas, bem, não deu muito certo. Então digamos que não foi planejado e pronto.    Eu tive que pedir opinião a trocentas amigas para me ajudarem a escolher entre o meu vestido preto, soltinho e costas nuas, ou aquele branco tubinho, quando você me convidou para o primeiro jantar com a sua família. E lembra o que eu acabei usando? Isso mesmo, aquela minha saia longa azul com uma blusa bege.    Eu não sabia se aceitava o sorvete de chocolate ou o picolé de amendoim naquele nosso primeiro encontro, e acabei tomando os dois. Eu não sabia se devia te dar a mão ou segurar o catavento que você comprou para mim, e então você mesmo puxou minha mão, com catavento, com suor frio de ansiedade e com uma gota do picolé que estava escorrendo porque eu não tinha

Eu voltarei a escrever

Soube hoje pela manhã que ontem foi dia do escritor. E precisava escrever e, principalmente, precisava vir aqui falar isso, depois desse jejum antiestratégico de alguns meses. Eu não sou uma escritora profissional – não vivo disso e nunca tive qualquer lucro com a escrita – mas emocional. Eu escrevo quando algo me desperta emoções, quando eu quero despertar emoções. E eu parei de escrever porque as emoções que eu podia catalisar – no meio de tanta dor e desespero, no auge da segunda onda da pandemia – não eram boas. Não quero ser um roteador de angústias e sentimentos ruins. A vida tem sido esquisita há um bom tempo: isolada do mundo, das pessoas queridas, dos grandes e bons momentos. Nada acontece aqui dentro. Lá fora, o mundo parece querer acabar. Me divido entre o tédio de não ter o que contar e o medo de assistir, de longe, o que pode acontecer. Parei de escrever. Mas escrever também tem sido a minha válvula de escape há anos. Eu escrevo sobre despedidas, partidas, dores, amores,